Alívio natural: chás que tratam e previnem a hipertensão
Conheça nove exemplos de chás para melhorar a circulação e controlar a pressão arterial.
CHÁS E SUPLEMENTOS
4/3/20254 min read


A hipertensão arterial – ou pressão alta – tem se mostrado uma condição bastante comum, mas que pode ocasionar uma série de problemas, incluindo alterações na visão, distúrbios cardiovasculares (infarto, AVC, entre outros), doença renal crônica e até mesmo impotência sexual.
Ela é considerada uma "assassina silenciosa", pois, apesar de ter efeitos devastadores, muitas vezes não gera sintomas evidentes.
A hipertensão diz respeito à pressão exercida pelo sangue contra as paredes das artérias do nosso organismo Quando esses vasos se estreitam, o coração precisa trabalhar com mais força para fazer o sangue circular, o que pode levar a uma dilatação cardíaca e a danos nas artérias, que podem não suportar o aumento da pressão e se romper – essa é uma das causas do AVC.
Os chás como aliados da saúde
Adotar hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e privilegiar uma dieta equilibrada, reduzindo o consumo de sódio e alimentos ultraprocessados, são medidas que ajudam a afastar o fantasma da hipertensão.
Em entrevista ao Metrópoles, a cardiologista Érica Renata ressalta: “Diante do quadro de pressão alta, a alimentação pode influenciar e ajudar bastante no controle pressórico. O primeiro passo é diminuir o consumo de sal. Ele é o grande vilão quando se trata de hipertensão”.
Em alguns casos, é necessária a administração de medicamentos específicos para controle da pressão; no entanto, alguns princípios ativos extraídos de ervas e plantas (como polifenóis, flavonoides, antioxidantes e outros compostos bioativos) também podem ser muito benéficos, pois auxiliam a reduzir a pressão, e melhorar a circulação sanguínea e a manter a saúde cardiovascular. Entre as opções naturais bastante utilizadas, destaca-se o consumo de chás e outras bebidas.
Confira, a seguir, exemplos de chás que podem ser grandes aliados na guerra contra a hipertensão.
O consumo de chás é uma opção natural para o controle da pressão arterial.
Camomila
O chá de camomila contém flavonoides, que favorecem a circulação sanguínea, prevenindo a hipertensão. Além disso, tem ação calmante (induz o relaxamento e reduz o estresse), atuando também de maneira indireta no controle pressórico.
Valeriana
O chá de valeriana é conhecido por suas propriedades sedativas leves e é bastante seguro se consumido com moderação. Entre os efeitos da valeriana, estão: melhora da qualidade do sono e redução da ansiedade (fator que pode desencadear quadros de hipertensão).
Além dos chás de camomila e de valeriana, outros chás com propriedades calmantes são recomendados, como: de maracujá, de erva-doce, de melissa e de erva-cidereira.
Erva cidreira
Por ser um calmante natural, o chá dessa erva é de grande valia para diminuir a pressão arterial nos momentos de estresse. Além disso, a planta contém um óleo essencial capaz de induzir a vasodilatação, contribuindo assim para reduzir a pressão arterial.
Alho
Ingrediente muito utilizado na medicina natural, o alho é um poderoso coadjuvante na manutenção da saúde cardíaca. Ele é rico em substâncias como a alicina, que promove relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e diminuindo a pressão. Para melhorar o sabor do chá de alho, recomenda-se acrescentar mel ou limão. O chá pode ser preparado adicionando-se água fervente sobre um dente de alho esmagado.


Para melhorar o sabor do chá de alho, acrescentar mel e limão é uma boa pedida!
Hibisco
O chá de hibisco é um dos mais conhecidos quando se fala em controle da pressão arterial. O hibisco tem propriedades diuréticas, favorecendo a eliminação dos líquidos que estão em excesso no organismo. Assim, facilita o bombeamento de sangue pelo corpo e ajuda a regular a pressão. Essa flor também é rica em compostos antioxidantes (como as antocianinas) e anti-inflamatórios, os quais melhoram a função dos vasos sanguíneos. Além disso, conforme alguns estudos, o chá de hibisco tem efeito vasodilatador, facilitando o fluxo de sangue e reduzindo a pressão.
Gengibre
O chá de gengibre tem efeitos vasodilatador, diurético, antioxidante e anti-inflamatório. Assim, protege os vasos sanguíneos e favorece a circulação e o controle pressórico.
Chá verde
O chá verde tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, contribuindo para a saúde dos vasos sanguíneos. De acordo com alguns estudos, o consumo regular de chá verde pode auxiliar na redução da pressão arterial, especialmente nos casos de hipertensão leve.
Como vimos, manter a pressão arterial sob controle é essencial para a saúde. Embora os chás mencionados configurem grandes aliados nesse processo, a chave para uma vida saudável está em um estilo de vida equilibrado. Consultar um médico regularmente, adotar uma alimentação saudável e evitar o sedentarismo são ações fundamentais para garantir a saúde cardiovascular.
Além disso, vale frisar que o paciente hipertenso deve sempre conversar com o médico responsável antes de incluir na dieta o uso de chás e outras bebidas naturais.

