Coenzima Q10

Conheça as indicações e os benefícios da coenzima Q10, uma potente aliada na prevenção de distúrbios mentais e cardiovasculares e na melhora da performance esportiva.

CHÁS E SUPLEMENTOS

9/19/20244 min read

a plate of food with a sign that says Q10 coenzyme
a plate of food with a sign that says Q10 coenzyme

O que é a coenzima Q10?

Produzida naturalmente no corpo humano, a coenzima Q10 (CoQ10 ou ubiquinona) é uma enzima utilizada pelas células para produção de energia e reparação. Além disso, tem importante ação antioxidante.

Os antioxidantes são compostos que protegem as células de eventuais danos causados por radicais livres: produtos derivados da atividade normal celular e que têm alta atividade química.

A coenzima Q10 auxilia no metabolismo celular, principalmente na mitocôndria, elevando a produção energética, e pode ser encontrada em alimentos ricos em ômega 3, como carne, peixes e óleos vegetais. É um suplemento excelente para quem sofre de problemas cardiovasculares, pois auxilia nos movimentos de contração e relaxamento do coração.

Além disso, a CoQ10 melhora a aparência da pele, o desempenho em exercícios físicos, a fertilidade e a saúde cerebral, sendo apontada como eficaz no alívio de enxaquecas e benéfica para manter bom desempenho cognitivo e conservar uma memória eficiente, atividades que requerem grandes quantidades de energia.

Graças a sua propriedade antioxidante, consegue proteger o coração dos efeitos tóxicos de certos medicamentos quimioterápicos (como doxorrubicina e daunorrubicina, usados no tratamento de câncer) e amenizar os sintomas musculares que podem surgir com o consumo de estatinas (substâncias usadas para controlar os níveis de colesterol no sangue), bem como fraqueza, cãibras e dor.

Estudos demonstram que os níveis dessa substância são menores em idosos e em pessoas com doenças crônicas, como problemas cardíacos, câncer, doença de Parkinson, diabetes, infecção por HIV ou AIDS e distrofias musculares. No entanto, ainda não se sabe se esses níveis baixos contribuem para o desenvolvimento desses distúrbios.

A seguir, você confere um resumo dos principais benefícios da coenzima Q10:

a pregnant woman with a flower in her belly
a pregnant woman with a flower in her belly

Suplementação de CoQ10

Apesar de a coenzima Q10 ser encontrada em alimentos que contêm ômega 3, muitas vezes a melhor forma de se alcançarem os níveis ideais do nutriente é por meio da suplementação.

Os suplementos podem ser encontrados na forma de ubiquinona ou ubiquinol e podem conter apenas essas enzimas ou vir associados a vitaminas e minerais.

Qual a dose ideal e como tomar?

Normalmente, a dose indicada fica entre 50 mg e 200 mg tomada 1 vez ao dia. A quantidade varia conforme os objetivos pretendidos e deve ser estabelecida pelo médico ou nutricionista.

Para garantir uma melhor absorção, recomenda-se fazer a suplementação via oral preferencialmente pela manhã e durante ou após refeição contendo algum alimento fonte de gordura, já que a CoQ10 é uma substância lipossolúvel.

Para prevenção do envelhecimento da pele, existem também alguns cremes contendo coenzima Q10.

Possíveis efeitos colaterais

Em algumas pessoas, a ingestão de suplementos de coenzima Q10 pode causar alguns efeitos colaterais, como desconforto no estômago, insônia, náuseas, vômitos e diarreia. Outros efeitos colaterais raros incluem tontura, sensibilidade à luz, irritabilidade, dor de cabeça, azia, movimentos involuntários e fadiga.

Quem não deve usar

O uso de suplementos de coenzima Q10 não é indicado para crianças ou pessoas com doenças nos rins ou fígado. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando também não devem utilizar, pois não há estudos que comprovem a segurança desse suplemento nessas situações.

Pessoas que tenham hipoglicemia, façam tratamento quimioterápico ou utilizem remédios hipoglicemiantes, varfarina ou teofilina só devem usar a CoQ10 sob a recomendação e o acompanhamento do médico responsável.

  1. Disposição

    Por potencializar a produção de energia nas células, a coenzima Q10 melhora a disposição durante a prática de exercícios físicos, reduz a fadiga e o estresse oxidativo, promove a recuperação muscular e aumenta a performance durante os treinos.

  2. Proteção cardíaca

    Potente antioxidante, melhora a função das artérias e previne a formação de placas de gordura, evitando o desenvolvimento de distúrbios cardiovasculares como pressão alta, insuficiência cardíaca, aterosclerose e infarto.

a woman in a sports bra top and shorts is running
a woman in a sports bra top and shorts is running

Melhora na disposição e no desempenho esportivo

  1. Saúde cerebral

    Fundamental na produção de energia e na melhora do fluxo sanguíneo no cérebro, a CoQ10 melhora a disposição mental, a memória e a concentração e promete efeitos benéficos no tratamento de depressão e na prevenção de doenças como demência, Parkinson e Alzheimer.

  2. Tratamento da fibromialgia

    Graças a sua ação antioxidante, consegue aliviar os sintomas de fibromialgia, como dor, fadiga, cansaço matinal e depressão.

  3. Efeitos antitumorais

    Fortalece o sistema imunológico e protege as células dos danos causados pelos radicais livres, por isso, atua na prevenção do câncer, conforme alguns estudos.

  4. Prevenção do envelhecimento

    Por apresentar propriedades antioxidantes, a coenzima Q10 ajuda a proteger a pele dos radicais livres e dos raios ultravioleta do sol. Quando aplicada na forma de suplementos ou cremes, evita a perda de elasticidade e a formação de rugas.

  5. Fertilidade

    Com o avanço da idade, os níveis naturais de coenzima Q10 no organismo vão diminuindo, deixando os óvulos e os espermatozoides mais suscetíveis aos danos causados pelos radicais livres. A CoQ10 tem ação sobre a fertilidade por melhorar a quantidade e a qualidade tanto do esperma como dos óvulos. Na mulher, auxilia também na prevenção de pré-eclâmpsia nos casos de gravidez de alto risco. Além disso, ajuda na formação de embriões de melhor qualidade, principalmente em pacientes mais velhas. Isso porque, com a idade, a produção de energia pelas mitocôndrias diminui, prejudicando o processo de maturação dos óvulos e aumentando as chances de anormalidade cromossômica nos embriões formados. Nessa situação, a CoQ10 atua aumentando a produção de energia pelas mitocôndrias.

A coenzima Q10 tem ação benéfica sobre a fertilidade e a gestação.